Parceiros

Instituto Ronald McDonald

Fundado em 8 de abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald (IRM) possui foco na luta contra o câncer infantojuvenil – ação diretamente vinculada à garantia do direito à vida e à dignidade da pessoa humana – tendo como objetivo contribuir para aumentar o índice de cura da doença.

Para o desenvolvimento de seus programas – Casas Ronald McDonald, Espaço da Família, Diagnóstico Precoce e Atenção Integral, o instituto conta com o apoio da comunidade científica e de voluntários sociais, ambos com representação em seus conselhos. Além disso, para implantação dos programas em âmbito nacional, o instituto trabalha com a articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões geográficas brasileiras.

No programa Casa Ronald McDonald, a instituição recebe uma licença e uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão das casas seja o mesmo em qualquer lugar do mundo.

Os recursos captados pelo Instituto no McDia Feliz são destinados aos projetos apresentados por essas instituições, e o IRM assegura transparência e credibilidade aos investidores, bem como aos demais segmentos da sociedade, por meio do efetivo acompanhamento das atividades (com relatórios técnicos, financeiros e auditorias).

Rotary Club de Santo André

Rotary Internacional é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. É uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertencem a mais de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e territórios.

O Rotary International é responsável por inúmeras campanhas mundiais de ajuda à humanidade dentre os quais destacamos a mais recente: o Programa Pólio-Plus, cujo objetivo é a erradicação da poliomielite em todos os países do mundo.

Cada Rotary Club tem autonomia administrativa e operacional, com seus sócios, presidente e conselho diretor, e realiza ações cada um em sua área geográfica. Todos os clubes são membros do Rotary International, formando uma única e grande organização global. Por razões administrativas, os Rotary Clubs são agrupados em distritos, sendo o distrito dirigido por um “governador”.

O Distrito 4420 é o conjunto que reúne 76 Rotary Clubs situados na zona sul da cidade de São Paulo, na região do ABC, incluindo Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Peruíbe, Bertioga, Cubatão e Itariri.

Deste trabalho restou o início de um programa de coleta seletiva de lixo em vários edifícios da cidade, tendo por esse serviço o Projeto Crescer recebido um agradecimento oficial da Prefeitura Municipal de Santo André, que passou então a responsabilizar-se por ele. A partir daí a Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC começou a procurar outras maneiras de auxílio à comunidade dentro de seus objetivos estatutários

O ROTARY CLUB DE SANTO ANDRÉ E A CASA DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER DO ABC

O Rotary Club de Santo André é uma associação de aproximadamente 100 profissionais que completou 50 anos em 1999, filiada ao Rotary International fundado em 1905.

O Rotary Club de Santo André desenvolveu em nosso município também uma série de serviços à comunidade, entre os quais destacamos, a primeira campanha contra a poliomielite da cidade, nos anos 50, que originou a fundação da Casa da Esperança de Santo André; a fundação da Companhia Telefônica da Borda do Campo – CTBC em 1954, nascida dentro do nosso clube, sendo um companheiro seu presidente nos primeiros 30 anos, e o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, instituição criada em 1962 com o objetivo de complementar a educação do jovem de 11 a 16 anos dando-lhe iniciação profissional, tendo já atendido mais de 10.000 adolescentes.

Em 1993 o Rotary Club de Santo André julgou que já era tempo de iniciar mais uma obra social, visto que a Casa da Esperança de Santo André e o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André já caminhavam por conta própria, estando portanto cumprido o objetivo de Rotary International. Deu-se início então às gestões para a fundação de uma entidade que trabalhasse dessa vez, de uma maneira diferente, ou seja, com uma fonte permanente de recursos desde o seu início.

Assim, com a doação de uma moenda de resíduos plásticos feita por um companheiro do clube, iniciamos em 1996 um trabalho de reciclagem com aproveitamento econômico. Porém, devido às condições totalmente adversas do mercado de resinas tipo PET (embalagens plásticas de refrigerantes), o retorno de resultados financeiros ficou muito limitado levando-nos a desativar a unidade no início do ano de 1998.

Deste trabalho restou o início de um programa de coleta seletiva de lixo em vários edifícios da cidade, tendo por esse serviço o Projeto Crescer recebido um agradecimento oficial da Prefeitura Municipal de Santo André, que passou então a responsabilizar-se por ele. A partir daí a Casa

A Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC administraria e fiscalizaria a aplicação dos recursos provenientes das contribuições da comunidade, transformando-os em auxílio em espécie, tornando efetiva a ajuda às crianças necessitadas de tratamento de câncer, residentes no ABC;

O McDonald’s por meio do Instituto Ronald McDonald destinaria ao Projeto Crescer os recursos financeiros provenientes dos restaurantes do ABC de sua promoção McDia Feliz e de outras campanhas que viriam a ser desenvolvidas de comum acordo durante o ano. Desta forma os recursos arrecadados permaneceriam na própria região;

O Rotary Club de Santo André participaria ativamente de todas as campanhas com o empenho de todos os seus associados na coordenação dos restaurantes e na motivação de toda a comunidade para a efetiva participação de patrocinadores e colaboradores na Campanha McDia Feliz;

A Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC fez algumas pequenas alterações em seus estatutos para que essa se adaptasse às suas novas funções sociais e ao mesmo tempo se adequar às condições gerais para que uma entidade social receba a ajuda do McDonald’s particularmente ao que se refere ao atendimento de crianças portadoras de câncer.

AVCC

A Associação de Voluntários para Combate ao Câncer no ABC é uma entidade filantrópica criada em 1995 e tem por finalidade combater o câncer por meio da divulgação de informações que possam prevenir a doença  e levar às pessoas já portadoras, conforto, atenção e, sempre que possível, fornecer os medicamentos necessários ao tratamento e em alguns casos fornecer também auxílio-alimentação.

A AVCC está presente em vários setores da Casa Ronald McDonald ABC desde a sua fundação. São mais de 100 voluntários atuantes nas necessidades da casa.

Parceiros

Seja um Patrocinador

O patrocinador institucional é aquele que provê recursos financeiros, humanos ou físicos por meio de uma organização diretamente para uma entidade em troca de uma associação direta com esse.

Venha associar a marca da sua empresa à nossa causa, ao combate do câncer infantojuvenil e ajude muitas crianças e adolescentes a enfrentarem com dignidade essa doença.